quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Photoshop

A imagem seguinte é resultado de uma edição no Photoshop. As ferramentas utilizadas foram; Magnetic lass tool ( Laço magnético), Quick mask (Máscara rápida), seguido depois de uma alteracão da imagem selecionada mudando a cor.



Antes


Depois





quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resolução de Pixel

Pixel (Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Num monitor colorido cada pixel contém um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits), combinando as tonalidades dos 3 pontos que e constituido o pixel é possivel exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Por exemplo se a resolução de 720 corresponder a 100%, é igual a 72 pixeis,  Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixeis, a 800 x 600 temos 480.000 pixeis.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Photoshop

Adobe Photoshop é um tipo de software ou aplicação desenvolvido pela Adobe e utilizado para o trabalho de imagens, sobretudo imagens do tipo bitmap. È possivel trabalhar as imagens de várias formas, editar e criar, acrescentar e remover objectos, remover as imperfeições, restaurar fotografias antigas e até fazer um tipo de montagens em que se sobrepõem várias camadas para produzir uma só imagem. Esta aplicação é considerada o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, e apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas à World Wide Web (WWW).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial

SVG (Scalable Vector Graphics) - Formato baseado no XML, definido pelo World Wide Web Consortium para ser utilizado em navegadores, trata-se de uma linguagem para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.

SXD (OpenOffice.org DRAW) - O formato SXD do OpenOffice.org DRAW permite de forma simples o desenho vectorial em trabalho

PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript) - Os formatos PS e EPS são reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vectorial, são ampliados sem perder qualidade

CDR (CorelDraw) -  O formato CDR é o formato utilizado na aplicação CorelDRAW.

WMF (Windows Meta File) - WMF é reconhecido pela maioria dos programas de edição de texto ou de imagem do Microsoft Office, é o formato nativo do Microsoft Windows para armazenar imagens. 

Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap

Bitmap - são imagens que contêm a descrição de cada pixel, um bitmap pode ser monocromático, em escala de cinza ou colorido, perde qualidade quando ampliado.

GIF (Graphic Interchange Format) -  Uma imagem GIF pode conter de 2 a 256 cores, suporta imagens animadas, usa compressão sem perdas de informação, compressão LZW patenteada.

JPEG (Joint Photographic Experts Groups) -  Usa compressão com perda de informação, e a qualidade pode variar enormemente dependendo das definições de compressão.

PDF (Portable Document Format) - Versão simplificada do PostScript. É um formato nativo do Adobe Acrobat Reader, permite múltiplas páginas e ligações. As últimas versões permitem ainda a inclusão de video, 3D, preenchimento de formulários, entre muitas outras opções.

PNG (Portable Network Graphics) - Formato de imagem bitmap, é comprimido sem perdas de informação, originalmente designado para substituir o uso de GIF na web.

TIFF (Tagged Image File Format) - Usado extensivamente para gráficos tradicionais impressos. Compressões com e sem perdas de informação disponíveis (LZW, ZIP e JPEG) assim como outras opções, apesar de muitos programas não suportarem essas opções para além do padrão TIFF.

Formatos de ficheiros de imagem

Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito
pequenos chamados pixel. Cada pixel tem uma coordenada, e o conteúdo deste pixel é gravado e salvo no arquivo.



Nas imagens bitmap como este circulo e possível ver que o círculo fica bastante irregular devido aos pixéis mas com o acréscimo de pixéis, a resolução será aumentada e o círculo vai parecer mais suave devido a diminuição do tamanho dos mesmos.
O problema é quando tentamos alargar ou aumentar a imagem, vai perder qualidade como podemos ver na imagem seguinte.



As imagens vectoriais são totalmente descritas por definições matemáticas. Cada linha é feita por um vasto conjunto de pontos unidos por linhas, estas imagens podem ser redimensionadas sem qualquer perda de qualidade.