segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Museu do Som e Imagem



O Museu do Som e da Imagem, sedeado no Teatro Municipal de Vila Real, abriu as portas ao público, no dia 11 de Abril. È um espaço único e dinâmico que conta a história do som, do cinema e da fotografia. Existem réplicas de máquinas de "fazer" trovoada, chuva ou vento, máquinas fotográficas de fole, filmes antigos, gira-discos, projectores, duas cadeiras do Teatro Circo, entre muitas outras relíquias recuperadas, são algumas das curiosidades em exposição no novo espaço.
È possivel numa viagem cronológica pelos espaços culturais de referência da cidade visualizar fotos do Teatro de Vila Real (1846-1885), o Teatro Circo (1892-1961) e o Teatro Avenida (1930-1979).












Modelos de Cor

  • RGB
- O modelo de cores RGB (Red, Green e Blue), é um modelo aditivo no qual as três cores (vermelho,verde e azul), são combinadas de várias maneiras para produzir outras cores
- O propósito deste sistema é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV, scanners e câmeras digitais, este sistema é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz e no triângulo de cores de Maxwell.


  • CMYK

- CMYK ( Ciano, Magenta, Amarelo, Preto), funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida.

- Este sistema é utilizado nas impressoras e fotocopiadoras para produzir a maior parte das cores do espectro visível, é conhecido como quadricromia e é um sistema subtrativo de cores.
  • HSB

- HSB (cor, saturação, brilho), baseia-se na percepção humana das cores.
- Matiz baseia-se no comprimento de onda de luz refletida de um objeto, ou transmitida por ele.
- A saturação, é a intensidade de uma cor. Quanto mais alta a saturação, mais baixo é o conteúdo e mais intensa é a cor .
- O brilho é uma medida de intensidade da luz em uma cor.  

  • YUV

O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente.


O Modelo YUV é adequado às televisões a cores e sinais de vídeo e permite uma boa compressão dos dados e pode ser retirada informação sem implicar grandes perdas na qualidade de imagem.


Conceito  de Cor

A cor está presente em tudo o que observamos, conferindo realidade as imagens e objectos, a percepção da cor é provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina.

-  A cor de um material  é determinada pelas frequências que incidem sobre ele. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
- A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético, são percebidas pelas pessoas, em uma faixa específica (zona do visível).