domingo, 20 de novembro de 2011

Uso racional de fontes:  Existem alguns limites relativos a instalação de fontes num computador assim como a sua utilização de um documento. No que diz respeito a sua instalação as fontes são guardadas no computador em ficheiros normalmente pequenos. Contudo, quando estas existem no computador em elevado número, estas devem ser geridas de acordo com as necessidades e capacidades quer do utilizador quer do armazenamento do computador. O número elevado de fontes pode atrasar as operações de processamento pela necessidade de uma maior utilização da memória RAM.
Mapa de caracteres: Mapa de caracteres é um mapa com caracteres unicode e vários outros caracteres que permite visualizar os caracteres disponíveis em qualquer fonte selecionada.



Tabela ASCII

ASCII (American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses 128, 33 não são imprimíveis. 
  (Conjunto de caracteres ASCII imprimíveis, 33 a 126)

Tipos de Fontes

Fontes com Serifa e sem Serifa: As serifas são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas(de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.




















Postscript: O formato postscript é uma linguagem de programação foi desenvolvida pela Adobe para a impressão de documentos gráficos complexos em impressoras digitais. Neste momento é suportado pela maior parte
das impressoras laser na impressão de alta resolução de elementos bitmap e vectoriais.




Fontes bitmapped: As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são:courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbola.


Fontes escaladas:  Fontes escaladas (TYPE1, TRUE TYPE, OPEN TYPE). As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped , são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.




-Fontes Tipo 1 (Type One): As fontes tipo 1 são uma variante do código postscript e são o formato original de fonte usado em todas as impressoras postscript. Estas fontes de tipo 1 foram desenvolvidas pela Adobe Systems para ser usado nas impressoras postscript. Neste momento centenas de empresas desenvolvem fontes neste formato e calcula-se que hajam cerca de 30 000 fontes tipo 1 criadas.




-Fontes TrueType: O formato TrueType é um formato que foi desenvolvido pela Apple Computer, mais tarde licenciado à Microsoft Corporation. Ambas as empresas desenvolveram extensões diferentes das mesmas fontes o que originou que para migrarem de um sistema para o outro têm que ser convertidas. À semelhança do tipo 1, o formato TrueType está disponível para desenvolvimento de novas fontes.




-Fontes OpenType: O formato OpenType é o mais recente de todos e foi desenvolvido em conjunto pela Adobe e pela Microsoft. Numa fonte OpenType podem coexistir versões tipo 1 e TrueType num mesmo ficheiro. Outra grande vantagem é que a mesma fonte pode ser usada em ambos os sistemas operativos sem necessidade de conversão. Este tipo de fontes tem muitas vantagens sobre todas as outras pois suporta versaletes, ligaduras, arabescos tudo na mesma fonte.




Fontes tipográficas (tipo de letra) : Uma fontes tipográfica  é um padrão ou variedade de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Existem vários tipos de fontes como por exemplo, Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica.




Familia tipográfica: São um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhantes, ou seja, com características e detalhes que se repetem por todos eles. As famílias tipográficas também se designam por um conjunto de fontes baseadas no mesmo desenho. Uma família de fontes pode incluir pesos Light, Book, Demi, Bold e Ultrabold. Pode incluir os cortes Regular, Small Caps e Italic. E pode ter formas condensadas (Condensed) e expandidas (Extended). 




Gestor de fontes: Os gestores de fontes permitem ao utilizador controlar as fontes instaladas, em cada momento, no sistema operativo, podendo por isso, serem utilizadas na realização de trabalhos. As informações relativas as características de uma fonte são guardadas num ficheiro, o qual vai ocupar espaço de armazenamento no computador, pelo o que é necessário gerir a quantidade de fontes que se instala no computador.
O Windows disponibiliza o programa de tipos de letra, através do qual é possível gerir e visualizar os tipos de letra instalado. 

































quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Recursos necessários

Para a execução de conteúdos e aplicações existem recursos que podem contribuir para um acréscimo da qualidade, dos quais , hardware, software e suportes de armazenamento de informação.


 Hardware:


-Dispositivos de entrada;  rato, teclado, scanner de mesa, joystick, microfone.


-Dispositivos de saída; colunas, monitor, plotters, auscultadores.


-Dispositivos de entradas/saída; modem, monitor táctil, placas de som, placas de rede.


-Dispositivos de armazenamento:


  • Magnéticos; disco rígido, disquete, bandas magnéticas.
  • Semicondutores; Cartões de memória, pendrives.
  • Ópticos; Cds, DVDs.

Representação Digital

A representação digital ou binária da informação é o aspecto que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Os processadores e outros circuitos digitais são concebidos para
funcionarem com os tipos de sinais eléctricos, um sinal representa o zero
(0) e o outro representa o um (1), como também todas as memórias e informáticas e suportes de armazenamento.


Para obter um sinal analógico no computador há uma necessidade de digitalizá-lo, ou seja convertê-lo para uma sequência de bits. A digitalização de um sinal analógico é composta pelas seguintes fases: amostragem, quantização e codificacão.


- Amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores
discretos dos sinais analógicos.


-Na quantização, depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é
preciso quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal
apresenta. O circuito eletrónico efectua uma conversão analógico-digital.


-A codificação consiste nos valores das amplitudes que depois de quantificados precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 e 1.

Tipos de Produtos Multimédia

Existem dois tipos de produtos multimédia, baseados em páginas e baseados no tempo. Os baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. (Ex: Revistas,livros e jornais).
Os baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. (Ex: filmes ou animação)

Linearidade e Não Linearidade

Linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de acções préprogramadas. Sistema “passivo” - o utilizador recebe informação ou intrução sem qualquer controlo sobre o conteúdo da
apresentação.


Não-Linearidade é a passagem de conteúdos multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção. Sistema “ativo” - o utilizador recebe a informação que ele deseja
visualizar, traçando este o caminho pelo qual deseja visualizar.