quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tipos de média

Os tipos de média podem ser caracterizados quanto à sua natureza espácio-temporal como estáticos e dinâmicos, os estáticos agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, como por exemplo a imagem e o texto. Os dinâmicos, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, como o áudio o video e a animação.


Quanto a sua origem os tipos de média pode ser capturados ou sintetizados, os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, por outro lado os sintetizados São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software.


Os modos de divulgação de conteúdos multimédia podem ser online e offline:


Online: Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia, pode ser através da WWW.


Offline: A divulgação de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento. (CD, DVD)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Robótica



Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas não sonham, nao sentem, nao erram e muito menos ficam cansados, podendo fazer o mesmo trabalho por várias horas. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas com funcionários originando o desemprego

Interatividade

Interatividade consiste na possibilidade de o utilizador comandar o sistema através de acções  efectuadas no sistema e nos objectos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Dispositivos utilizados na realidade virtual

As tecnologias computacionais mais utilizadas atualmente são imagens tridimensionais, áudio, vídeo, rede, sistemas multiusuário e cooperativos, e equipamentos tais como luva de dados, óculos estereoscópicos, capacete de imersão, teclado, rato, monitor .

Interface gráfica

GUI (Graphical User Interface) ou interface gráfica é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones.A interacção é feita através de um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets. Uma interface gráfica do utilizador usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador pode interagir.

Realidade Virtual

Realidade Virtual  é uma tecnologia de interface avançada entre um utilizador e um sistema computacional. O objectivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para o utilizador. Para isso, a interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador.